DTC C1017, C1018

ABS – Anti-lock Braking System – WSS – wheel speed sensor
Há diferença entre os sistemas ABS dos modelos. Há também evolução no decorrer dos anos.
O módulo ABS controla o acionamento do freio sob condições extremas de frenagem para impedir que as rodas derrapem.
Quando for detectada derrapagem da roda durante o acionamento do freio, ocorre um evento ABS. A pressão hidráulica da roda individual é controlada para impedir a derrapagem daquela roda. Válvulas específicas e linhas hidráulicas individuais são fornecidas para cada roda. O ABS pode diminuir, manter ou aumentar a pressão do fluido em cada freio. Entretanto, o ABS não pode aumentar a pressão hidráulica acima da pressão que está sendo transmitida pelo cilindro-mestre.
Durante um evento ABS, uma série de pulsações rápidas pode ser sentida na alavanca de freio dianteiro ou no pedal do freio traseiro. Essas pulsações são causadas pelas alterações rápidas da posição das válvulas solenoide individuais conforme o ABS responde às informações do sensor de velocidade da roda e tenta impedir sua derrapagem. Essas pulsações estão presentes apenas durante a inicialização e na frenagem antibloqueio.
As pulsações param quando a frenagem normal é retomada ou quando o veículo para. Pode-se ouvir também estalidos e tiques conforme as válvulas solenoide são acionadas e desacionadas rapidamente. Durante a frenagem antibloqueio em asfalto seco pode-se ouvir ruídos intermitentes e estridentes conforme os pneus se aproximam do ponto de derrapagem. Esses ruídos e pulsações são considerados normais durante a operação antibloqueio.
Veículos equipados com ABS podem ser parados aplicando-se força normal na alavanca ou pedal do freio. A operação do freio durante a frenagem normal não é diferente daquela dos sistemas não ABS. A manutenção de uma força constante na alavanca ou no pedal do freio proporciona a distância de frenagem mais curta mantendo a estabilidade do veículo ao mesmo tempo.
Reserva de pressão
A ECU fecha a válvula de aplicação e mantém a válvula de liberação fechada para isolar a roda no caso de ela derrapar. Isso mantém a pressão constante no freio de modo que a pressão hidráulica não aumente nem diminua.
Diminuição da pressão
Se a reserva de pressão não corrigir a condição de derrapagem da roda, ocorre uma diminuição da pressão. A válvula de aplicação é fechada e a válvula de liberação é aberta. O excesso de fluido é armazenado no acumulador até que a bomba possa devolver o fluido para o cilindro-mestre ou para o reservatório do fluido.
Aumento da pressão
Após a correção da derrapagem da roda, ocorre um aumento da pressão. A ECU aumenta a pressão das rodas individuais durante a desaceleração para reduzir a velocidade da roda. A válvula de aplicação é aberta e a válvula de liberação é fechada. O aumento de pressão é fornecido ao cilindro-mestre e não ultrapassa sua pressão.
Autoteste de inicialização
O módulo ABS realiza um teste de inicialização a cada ciclo de ignição. O módulo ABS verifica os circuitos internos e os circuitos do sensor de velocidade da roda. Como parte do autoteste de inicialização, o módulo ABS também realiza um teste do modulador. Esse teste consiste na energização dos atuadores e do comando de ligação e desligamento do motor e dos solenoides. O módulo ABS realizará esse teste na primeira vez que a velocidade do veículo ultrapassar 16 km/h (10 mi/h) em um ciclo de ignição ou quando todas as condições a seguir forem atendidas pela primeira
vez em um ciclo de ignição:
• O freio não está acionado.
• O motor está acima de 500 RPM.
• Não há nenhum evento ABS presente.
• A ECU do sistema está habilitada.
Ação tomada quando o DTC é definido
• O ABS é desabilitado.
• O indicador do ABS acende.
Condições para apagamento do DTC
O módulo ABS apaga automaticamente o histórico de DTCs quando não é detectado um DTC atual em 50 ciclos de pilotagem consecutivos.
Dicas de diagnóstico
As condições a seguir são causas possíveis para o DTC C1017:
• Alta resistência ou circuito aberto da bateria do motor da bomba.
• Falha do relé da bomba interna da ECU.
• Defeito da bateria ou do carregamento.
As condições a seguir são causas possíveis para o DTC C1018:
• O circuito de terra do motor da bomba apresenta resistência alta ou abertura.
• Defeito da bateria ou do carregamento.
POSSÍVEIS CAUSAS
Mau funcionamento do ECU
Fusível do ABS aberto
Curto-circuito com o terra no circuito da bateria
Circuito da bateria aberto
Circuito terra aberto

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