DTC P0031, P0032, P0051, P0052, P0131, P0132, P0134, P0151, P0152, P0154
DIAGNÓSTICO DO HO2S
O HO2S proporciona um sinal ao ECM que indica se o motor está funcionando com uma mistura rica ou pobre.
• Um P0131 (dianteiro) ou P0151 (traseiro) é definido quando o ECM detecta uma condição de mistura excessivamente pobre por um período de tempo especificado.
Os DTCs também poderão ser definidos se o HO2S falhar.
• Um P0132 (dianteiro) ou P0152 (traseiro) é definido quando o ECM detecta uma condição de mistura excessivamente rica por um período de tempo especificado.
Isso pode ser causado por contaminação de óleo ou defeitos no injetor de combustível. Os DTCs também poderão ser definidos se o HO2S falhar.
• Um P0134 (dianteiro) ou P0154 (traseiro) é definido quando o circuito do sensor é aberto ou o sensor está frio demais para responder.
• Quando a mistura ar/combustível é ideal (aproximadamente 14,6 partes de ar para 1 parte de combustível), a tensão é de aproximadamente 0,45 V quando medida no
sensor.
A parte do aquecedor do HO2S é energizada através do BCM.
Os aquecedores dos HO2S dianteiro e traseiro têm circuitos de controle separados monitorados pelo ECM.
Dicas de diagnóstico
Os circuitos do aquecedor no HO2S são energizados através do circuito de alimentação do sistema. Essa tensão do circuito é fornecida pelo BCM através do fusível de alimentação do sistema. Qualquer curto que faça o fusível abrir fará com que o ECM seja definido para DTC P0031 e P0051. Se esses códigos estiverem presentes com um fusível aberto, a falha é um curto com o terra em algum lugar no circuito ou nos componentes.
Alguns HO2S do DTC não acendem a lâmpada de verificação do motor para códigos atuais ou histórico e são indicados apenas pelo DIGITAL TECHNICIAN II (peça N.o HD-48650) ou autodiagnóstico do odômetro. Todos os DTCs históricos do HO2S devem ser ignorados e limpos.
O multímetro exibe o sinal do sensor HO2S em volts. Essa tensão tem um valor médio que tende para uma mistura pobre, rica ou o valor ideal dependendo da temperatura operacional do motor, da rotação do motor e da posição da borboleta. Uma abertura/curto com a tensão ou um curto com o terra no fio verde/marrom (GN/BN) (dianteiro) e no fio cinza/marrom (GY/BN) (traseiro) fará com que o motor funcione com mistura rica (curto com o terra) ou pobre (curto com a tensão) até que a falha seja detectada. Quando a falha for detectada, o veículo funcionará em loop aberto.
Verifique as seguintes condições:
• Conexão defeituosa: Inspecione o ECM se há terminais recuados, má conexão, travas soltas, terminais danificados ou mal estampados, má conexão entre terminal e fio e
chicotes danificados nos conectores do injetor de combustível e do HO2S.
• Injetores sujos/emperrados abertos: O veículo poderá funcionar com mistura pobre (injetores sujos/entupidos) ou rica (injetores emperrados abertos) se houver problemas
com os injetores. Isto também causará baixa economia de combustível e desempenho reduzido.
• Injetores com vazamento: Isto causa desequilíbrio de combustível e qualidade de marcha lenta inferior devido às diferentes relações ar/combustível em cada cilindro.
Para verificar se há injetores com vazamento, primeiro remova a caixa do filtro de ar e o filtro de ar. Em seguida, com a borboleta totalmente aberta, LIGUE a ignição por 2 segundos e DESLIGUE-a por 2 segundos, cinco vezes consecutivas. Substitua o injetor de combustível se houver qualquer evidência de combustível não queimado nos furos. Consulte a seção Injetores de combustível no Manual de serviço.
• HO2S solto: Se um HO2S estiver solto, o desempenho do motor poderá ser afetado. Isto também poderá se manifestar com uma lenta mudança na tensão do HO2S.
• Escape solto/vazando: Isto pode causar uma conexão defeituosa do terra para o sensor ou permitir a entrada de ar fresco no sistema de escapamento. Se ar fresco
entrar no sistema de escapamento, o HO2S lerá uma condição de mistura pobre, fazendo com que o sistema vá para uma mistura rica.
POSSÍVEIS CAUSAS
Abertura no circuito do HO2S dianteiro ou em curto com o terra
Abertura ou curto com a tensão no circuito do sinal Terra do sensor aberto
Abertura no circuito de alimentação do sensor
Circuito do HO2S dianteiro em curto com a linha de 12 V
Circuito do HO2S traseiro em curto com a tensão
Curto com o terra no circuito do sinal
Mau funcionamento do sistema de combustível