DTC P0107, P0108, P0112, P0113

DIAGNÓSTICO DO SENSOR TMAP
O sensor TMAP fornece as funções do sensor IAT e do sensor MAP em uma única unidade. O sensor TMAP é alimentado com 5 V do terminal do ECM.
Envia sinais MAP e IAT de volta ao terminal do ECM.
TMAP: Sinal MAP – O sinal MAP varia de acordo com o vácuo do motor e a pressão atmosférica. Alterações na pressão atmosférica são influenciadas pelo clima e pela altitude.
TMAP: Sinal IAT – A parte do IAT do sensor TMAP é um dispositivo termistor. A uma temperatura específica, ele apresenta uma resistência específica em seus terminais. À medida que essa resistência varia, o mesmo ocorre com a tensão no terminal do ECM.
• Em altas temperaturas, a resistência do sensor IAT é muito baixa, o que efetivamente reduz a tensão do sinal no terminal.
• Em baixas temperaturas, a resistência é muito alta, permitindo o aumento da tensão até aproximadamente 5 V. O ECM monitora essa tensão para compensar as várias
condições operacionais.
Dicas de diagnóstico: TMAP
• O código DTC P0107 ou P0108 será definido se o sinal do sensor MAP estiver fora do intervalo. O DTC P0108 somente pode ser detectado com o motor em funcionamento.
• Usando a BOMBA DE VÁCUO (peça N.o >HD-23738), aplique vácuo na abertura de pressão do sensor TMAP.
A tensão do sinal MAP deverá diminuir à medida que o vácuo for aplicado.
• O TMAP e os TGS são conectados à mesma linha de referência (+5 V Vref). Se a linha de referência entrar em curto com o terra ou se abrir, vários códigos serão definidos
(DTCs P0107, P0108, P0122, P0123, P1501 e P1502).

POSSÍVEIS CAUSAS
Mau funcionamento do sensor MAP
Abertura ou em curto até o fio de sinal do terra
Abertura ou em curto até o circuito de referência de 5 V do terra
Curto com a tensão
Curto com o terra no circuito de referência de 5 V

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