DTC P0444, P0445
Solenoide de purga (apenas CA e modelos selecionados do mercado exterior).
O solenoide de purga é montado na frente do pneu traseiro, acima do BCM. O solenoide se conecta a uma tubulação de ventilação do tanque de combustível e a um cartucho de ventilação.
Uma tubulação de retorno do recipiente reconecta-se ao coletor de admissão de ar, permitindo que os gases ventilados circulem para aumentar a eficiência das emissões. O solenoide de purga é sincronizado com a posição da borboleta do corpo de injeção, e é desativado na partida, quando há baixa temperatura do motor, baixa rotação do motor ou baixa velocidade do veículo.
A alimentação do solenoide de purga é fornecida pelo BCM.
O BCM fornece alimentação ao VSS, injetores de combustível, escape ativo, admissão ativa, ECM e bobina de ignição.
O ECM proporciona o caminho para o terra acionar o solenoide de purga.
NOTAS
• Problemas com o BCM ou chicote de fios causarão a perda da alimentação de 12 V ao VSS, injetores de combustível, escape ativo, admissão ativa, ECM, bobina de ignição e solenoide de purga.
• O solenoide de purga não é instalado em veículos que não emitem poluentes (non-emission vehicles) e os DTCs P0444 e P0445 não estão disponíveis. Se esses DTCs aparecerem, o ECM deve ser reprogramado.
Dicas de diagnóstico
Ao soltar qualquer conector, sempre verifique se há corrosão ou terminais retraídos e repare-os conforme necessário.
POSSÍVEIS CAUSAS
Mau funcionamento do solenoide de purga
Curto com o terra no circuito do sinal