DTC P0501, P0502, P0503
DIAGNÓSTICO DO VSS
O sensor de velocidade do veículo (VSS) é alimentado e monitorado pelo ECM. O ECM processa o sinal de velocidade do veículo e o transmite ao BCM e ao velocímetro/IM através do circuito de barramento CAN.
NOTAS
• O ECM usa a entrada do VSS para calcular a posição do controle do ar da marcha lenta. Dessa forma, problemas com o sinal de velocidade do veículo podem levar à operação incorreta do controle de ar da marcha lenta.
• Os sensores TGS, JSS, TCA e VSS se conectam à mesma linha de referência (referência de 5 V). Se a linha de referência entrar em curto com o terra ou se abrir, vários códigos serão definidos (DTC P0122, P0123, P0502, P0503, P1501, P1502, P2101, P2102, P2103, P2122, P2123, P2127, P2128). Inicie com o código de problema que contém o menor valor de classificação.
• Um sensor com falha pode afetar negativamente a tensão do sinal dos outros sensores compartilhando a mesma referência de 5 V. Se a fiação for aprovada nos seguintes testes, desconecte um sensor por vez na referência de 5 V e verifique se o DTC ainda está presente. DTCs adicionais serão definidos à medida que cada sensor for desconectado.
Apague os DTCs depois deste teste. Certifique-se de executar este teste antes de substituir um componente.
Dicas de diagnóstico
Ao desconectar qualquer conector, sempre o inspecione quanto a corrosão ou terminais retraídos, e repare conforme necessário.
POSSÍVEIS CAUSAS
Mau funcionamento do VSS
Abertura ou curto com o terra no circuito do sinal
Abertura ou curto com o terra no circuito de referência de 5V
Curto com a tensão no circuito do sinal Terra aberto
Referência de 5 V em curto com a tensão da bateria