DTC P0506, P0507

O ECM controla a rotação do motor em marcha lenta movendo o IAC para abrir ou fechar a passagem ao redor das borboletas do corpo de injeção. Isto é feito por meio do envio de pulsos de tensão ao enrolamento do motor apropriado do IAC. Isto faz com que a agulha se mova para dentro ou para fora do IAC a uma determinada distância para cada pulso recebido.
• Para aumentar a rotação da marcha lenta, o ECM retrai a agulha, permitindo o fluxo de mais ar até o corpo do acelerador.
• Para diminuir a rotação da marcha lenta, o ECM estende a agulha, permitindo o fluxo de menos ar até o corpo do acelerador. A posição do IAC pode ser medida em passos.
Isto pode ser feito somente com o DIGITAL TECHNICIAN II (peça N.o HD-48650).
• Um número alto de passos representa uma agulha totalmente retraída e a passagem aberta ao redor da borboleta do corpo de injeção. Isto se relaciona a um aumento na
quantidade de ar que flui até o corpo do acelerador.
• Zero passo representa uma agulha totalmente estendida. Uma leitura de zero indica uma condição anormal na qual a agulha foi totalmente estendida e, consequentemente, fechou a passagem ao redor da borboleta do corpo de injeção. Sempre que a ignição é DESLIGADA, o ECM reinicializa o IAC por meio do envio de pulsos suficientes para estender a agulha e fechar efetivamente o corpo do acelerador. O valor totalmente estendido é o ponto de referência do ECM. Um determinado número de passos é calculado pelo ECM para uso na definição da rotação da marcha lenta e da posição do IAC apropriadas para o próximo evento de partida.

NOTA
A rotação da marcha lenta é controlada pelo ECM e não pode ser ajustada.
A perda do controle de rotação da marcha lenta ocorrerá se a rotação da marcha lenta for ±200 da rotação predefinida da marcha lenta e o motor do IAC estiver em zero ou no máximo por mais de 5 segundos. Estas DTC podem ocorrer com outros em uma situação de vários códigos. Resolva primeiro os outros códigos antes de corrigi-lo. Uma falha de ignição, ou sintoma semelhante, que esteja afetando a marcha lenta, pode gerar o DTC P0506. Inspecione a existência de tais condições antes de diagnosticar os DTCs.

Dicas de diagnóstico
Os itens a seguir podem afetar a rotação do motor em marcha lenta:
• a perda do controle da rotação da marcha lenta não implica necessariamente que o atuador ou a fiação do IAC falhou. Isto pode ser causado por várias condições, como um vazamento de ar na admissão, batente da borboleta incorretamente ajustado ou um cilindro com falha de ignição.
• Uma configuração não original de fábrica do motor pode levar à instabilidade da marcha lenta e à geração de um DTC.
• Injetores com vazamento causam desequilíbrio de combustível e qualidade de marcha lenta inferior devido às diferentes relações ar/combustível em cada cilindro. Para verificar se há injetores com vazamento, primeiro remova a caixa do filtro de ar e o filtro de ar. Em seguida, com a borboleta totalmente aberta, LIGUE a ignição por 2 segundos e DESLIGUE-a por 2 segundos, cinco vezes consecutivas. Substitua o injetor de combustível se houver qualquer evidência de combustível não queimado nos furos.
• Vazamentos de admissão.
• Combustível contaminado.
• Leitura do TPS superior a 1% (possível desajuste do cabo do acelerador) ou leitura de tensão da bateria inferior a 9 V, ou um VSS superior a 0 desativam o controle de rotação da marcha lenta.
Ao soltar qualquer conector, sempre verifique se há corrosão ou terminais retraídos e repare-os conforme necessário.

POSSÍVEIS CAUSAS
Curto com a tensão nos circuitos
Curto com o terra nos circuitos
Circuito de alimentação do sistema aberto
Curto entre os circuitos do IAC
Circuitos abertos
Mau funcionamento do IAC
Problemas no sistema de combustível
Vazamentos de vácuo/ar

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