DTC P1501, P1502
O sensor do cavalete lateral (JSS) usa um sensor de efeito de Hall para monitorar a posição do cavalete lateral. Quando o cavalete lateral está totalmente retraído, o sensor detecta a presença da lingueta metálica montada no cavalete lateral. A lingueta de metal se afasta do sensor à medida que o cavalete lateral é estendido. Quando o cavalete lateral está estendido, o motor somente dá a partida e funciona se o TSM, TSSM ou HFSM determinar que a transmissão está em ponto morto. Caso contrário o motor morrerá quando a embreagem for liberada. Isto é feito com a monitoração da
entrada do interruptor ponto morto para o TSM, TSSM ou HFSM e a comunicação dessa entrada através do circuito de dados seriais ao ECM.
O sensor de velocidade do veículo (JSS) é alimentado e monitorado pelo ECM. O ECM alimenta a referência de 5 V do JSS. O JSS envia um sinal de volta para o ECM. Esse sinal é usado pelo ECM para determinar se o cavalete lateral está retraído ou estendido. O JSS é ligado ao terra através do ECM.
O JSS também tem um modo de ativação em caso de falha. Esse modo permite que o motor ligue e funcione caso o sistema reconheça um problema com o circuito do JSS. Quando ocorre um problema ou caso a transmissão seja engatada com o cavalete lateral estendido, o odômetro exibirá “SIdE Stand”. Os DTCs P1501 ou P1502 serão definidos se os circuitos do JSS estiverem fora do intervalo.
NOTA
O ECM alimenta a tensão de referência de 5 V para os sensores VSS, TPS e MAP, além do JSS. Problemas na referência de 5 V causarão outros DTCs.
POSSÍVEIS CAUSAS
Abertura no circuito do sinal
Abertura ou curto com o terra no circuito do sinal
Curto com a tensão no circuito do sinal Terra aberto
Curto entre o circuito de referência de 5 V e o circuito do sinal
Mau funcionamento do JSS
O cavalete lateral está abaixado
Cavalete lateral desajustado