Passeios de Moto

Sempre que possível, nos encontramos com amigos para confraternizar, seja em um ride por SalvadorLitoral NorteRecôncavo ou Sertão.

Quando iniciamos no mundo motociclístico, começamos com um grupo de amigos, o qual chamamos de Katig (porque Katig? de “catigoria” mesmo hahaha). Ao inciar no mundo harley fizemos inicialmente parte do grupo CHD – Clube Harley Davidson.

Em 2013, quando abriu o Chapter SSA (Concessionária harley em Salvador), fizemos parte da diretoria do HOG, por 1 ano e meio, época maravilhosa em que realizamos com a familia HD, diversos passeios, B&F, B&V, festas e ações sociais.

Ao sairmos da diretoria, começamos nossa “carreira solo” e passamos a fazer parte de um grupo tudo de bom, o HD Família, formado por amigos que fizemos no mundo HD, formado lá pelos anos de 2014.

As mulheres não ficaram para trás, e logo tomaram para si motos HD e começaram a pilotar, e hoje fazem parte do motoclube próprio – Harleyras de Salvador – HSSAMC.

Os homens, alguns seguem solo, outros fazem parte de algum dos vários motoclubes que foram se criando por afinidade, tipo Bodes do Asfalto, Smoking Snakes, Seca Suvaco, etc. Nosso compromisso é sempre a amizade sem frescura nem competição.

PASSEIOS – SALVADOR

Rolezinhos

  • A parceria dos Harleyros com o Exército (BPE – Batalhão da Polícia do Exército) e com a Polícia Militar motociclista (Pelotão Águia), nos proporciona oportunidades para participar dos desfiles de motos anuais
  • O relacionamento com outros moto-clubes e moto grupos nos leva a participar de festas e eventos beneficentes. Sempre que podemos aproveitamos também para visitar a sede de alguns deles, como o Smoking Snakes , Bodes Prime, Seca-Suvaco e Hells Angels.
  • Os rolezinhos ou rides, são frequentes, as vezes aleatórios, apenas para relaxar, aquecer os motores, sentir o vento no rosto e lubrificar os motores das motos. Sem locais definidos passamos por bairros como Pituba, Rio Vermelho, Itapuã, ou andamos sem destino, apenas para uma cerveja ou café. Mas também há locais frequentes, tais como:

Barra – temos o Farol e Porto da Barra; pontos turísticos da cidade, com bares, praia e um maravilhoso por de sol.

  • Dos bares, são boas escolhas o Jack Navalha, Barbearia-Bar e ponto de encontro de motociclistas às 5a. feiras à noite.
  • O Mirante Forte São Diogo, com vista para o por do sol do porto da Barra e farol da Barra.
  • O espaço Pereira Restaurante, o qual além do próprio, tem a hamburgueria Bravo e o um outro que não lembro o nome, com ótimo ambiente e boa música.
  • O ponto de visitação para fotos de maior procura sem dúvidas será sempre o Farol da Barra.

Cidade Baixa – Região histórica, com casarões da época em que era habitada pela elite da cidade, mantém a característica residencial, aliada ao lado boêmio.

  • Na Ribeira gostamos de estacionar as motos e relaxar na sorveteria da Ribeira que será sempre ponto de parada. Também nas redondezas tem inúmeros restaurantes para degustação da culinária baiana.
  • Próximo da Ribeira, na região de Monte Serrat tem outros locais como o Bar Pedra Furada, cuja salada de lagosta é divina e serve 4 pessoas de boa; o restaurante Recanto da Lua, com ótima culinária baiana e vista para a Baía de Todos os Santos.
  • No Bonfim, volta de meia seguimos até a Igreja do Senhor do Bonfim, principalmente no final e início de ano para agradecer e benzer as motos e a nós mesmos. Sempre que possível voltamos apenas pelo prazer de ver a bela igreja e a vista que o local propicia. As vezes em poucas motos, as vezes solo ou em comboio. Também é ponto de início de vários eventos motociclísticos. No bairro há opções para degustar um carpaccio de polvo ou outras comidas típicas.

Cidade Alta, sempre rota de passeio, pela Avenida Sete e Praça Castro Alves, Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo, um dos pontos boêmios e histórico de Salvador.

No bairro boêmio Rio Vermelho, está localizada a praça do largo da mariquita, tradicional ponto de encontro de motociclistas. A região é contemplada com inúmeros bares e restaurantes.

PASSEIOS – LITORAL NORTE

Para acessar o Litoral Norte de Salvador, onde estão localizadas as mais belas praias da região, a partir da praia de Itapuã, segue sentido Aeroporto, depois pela Estrada do Coco, passando por cidades da Região Metropolitana, como Lauro de Freitas, Camaçari e Mata de São João.

O acesso ao litoral norte se dá a partir da cidade de Lauro de Freitas, onde aqui curtimos a praia de Vilas do Atlântico, com barracas com música, comida, cervejas e “roskas.” Ainda em Lauro, frequentamos esporadicamente a oficina-bar SportHouse, point de encontro de motociclistas às 5a. feiras à noite.

Um dos locais bem requisitados pelos motociclistas é a Praia do Forte – fazemos rolezinhos constantes para confraternizar em um de seus muitos bares e restaurantes.

A estrada que dá acesso ao litoral norte, é a BA 099, conhecida como Estrada do Coco, indo de Lauro de Freitas até o no município de Mata de São João. Nessa rota de apenas 50 km, frequentamos o restaurante Mar Aberto, localizado na Praia de Arembepe, bem como o projeto Tamar e a Aldeia Hippie (onde James Jopplin passou uma temporada).

Seguindo adiante sentido Praia do Forte, passamos pela Praia de Guarajuba – onde indicamos a Barraca do Carlinhos na praia ou em algum bar do Guarajuba shopping (local aberto na beira da estrada do Coco); mais adiante mais uma opção na Praia de Jacuípe (onde tem a concorrida barraca da Jajá) e finalmente a bela e tranquila Praia de Itacimirim.

Na altura da Praia do Forte, em Mata de São João, gostamos muito da Reserva de Sapiranga, entrando em frente ao acesso da Praia do Forte (do outro lado do asfalto, sentido Salvador). Na Reserva fica o bar Terroir do Axé, onde degustamos uma boa comida e curtimos a lagoa de Aruá com direito a relaxar numa rede dentro da água ou curtir um stand- up nas águas calmas.

Após a Praia do Forte, a estrada passa a ser chamada de Linha Verde, e seguindo rumo norte até a divisa com Sergipe, encontramos outras praias tais como Imbassaí, Conde, Baixios e Mangue Seco.

PASSEIOS – RECÔNCAVO

Recôncavo Baiano, assim chamada a área que abrange região geográfica localizada em torno da Baía de Todos-os-Santos, abrangendo não só o litoral mas também toda a região do interior circundante à Baía, seguindo pela BR 324 rumo à cidade de Feira de Santana, e a área chamada de Recôncavo Sul, que seguem saindo da BR 324, descendo a BR 101.

Baía de todos os Santos

  • Em São Francisco do Paraguaçu, ao largo do rio Paraguaçu podemos avistar as ruínas do Convento de Santo Antônio.
  • Na lha de Itaparica, para passeios de moto, o melhor é seguir pela rota do recôncavo, caso contrário, teremos apenas a travessia do Ferry Boat rsss. De qualquer forma, as vezes pegamos o Ferry apenas para ir a Guaibim para comer uma moqueca, ou pernoitar na Pousada Ponta Ville, praia Ponta de Areia, propriedade de uma das Harleyras de Salvador.
  • Além disso, temos pontos excelentes de visitação tais como Caboto, onde podemos comer siri mole ou moqueca de camarão.
  • Madre de Deus é um município com uma das praias mais requisitadas para descanso de presidentes do Brasil – Inema, onde situa-se uma base naval.
  • Em São Francisco do Conde é local de visita o Monte Recôncavo, mirante de onde se avistam diversas ilhas e até a cidade de Salvador, além disso tem a . Ilha das Fontes, com ruínas de um engenho.

Recôncavo Sul

  • Cachoeira e São Felix, para desfrutar da estrada e da charutaria Hannemann, onde podemos ver o processo de Fabricação, degustar e compras alguns deliciosos charutos.
  • Algumas cidades tais como Santo Antônio de JesusCruz das Almas, Sapeaçú, são rotas constantes, onde encontramos restaurantes com comidas tais como Galinha Caipira ao Molho Pardo.

BR 324
A rodovia BR 324 é a principal via de ligação de Salvador com o Brasil. Via de pista dupla, de bastante movimento, liga Salvador a BR 101 e 116, além é claro de outras vias vicinais. Aos domingos é comum seguirmos por ela para tomar café da manhã em alguns dos diversos restaurantes disponíveis na beira da estrada.

  • Em Amélia Rodrigues, a 80 Km de Salvador encontramos o restaurante Meu Café da Manhã. Em Candeias, a cerca de 40 km de Salvador, temos os restaurantes Vovó Dalva e Maria Antônia.

PASSEIOS – SERTÃO

A porta para o sertão da Bahia fica em Feira de Santana. Em Feira, como chamamos, podemos ir visitar algum evento ou apenas comer um churrasco de bode. É uma cidade de entroncamento da BR 324, 001 e 116, interligando a cidade de Salvador com o resto do País.

Uma das cidades anualmente visitada é Alagoinhas, principalmente para visitação à fábrica da cervejaria Itaipava. Agora, com a instalação da Heineken em frente, estamos aguardando a oportunidade para visitá-la também.

Voltar ao topo