CasalSS – Expedição Ushuaia – 07 – cruzando a fronteira – Dionísio Cerqueira – Santo Tomé
Chegamos no dia 7/11/2022 em Barracão/PR, cidade limítrofe com Dionísio Cerqueira/SC, cuja divisa é apenas atravessar uma determinada rua. Aproveitamos para passar para o lado argentino (Bernardo de Irigoyen), sem fazer a imigração, cruzando a praça que separa os dois países, para tentar adiantar na compra de pesos, mas não deu certo, só achamos os correios como pagador da Western Union e já estava fechado. Voltamos para Dionísio e fomos jantar na churrascaria Grenal (R. Sete de Setembro, 809 – Centro, Dionísio Cerqueira), simples, mas muito boa com fartura de comida. Consumimos por casal 63,00 (frango a passarinho, barata frita, polenta frita e e 3 Heineken 600ml), sobrando comida.
No dia seguinte tivemos uma surpresa com nossas roupas, estavam todas molhadas… no vídeo contamos detalhes…
Saímos do Brasil pela cidade de Dionísio Cerqueira, entrando na Argentina por Bernardo de Irigoyen. A imigração foi muito rápida e simples. Apresentamos os passaportes, documentos das motos, carta verde e pronto. Passaporte carimbado, liberados para viajar. Passamos nos correios mas não tinham dinheiro, então a solução foi cambiar na rua mesmo, apenas para poder abastecer e comer algo na estrada. Ah! também não conseguimos chip de celular (eu estava de boa, pois no Brasil uso Claro e já está incluso no pacote o Mercosul).
A primeira surpresa… postos YPF próximos à fronteira não abastecem brasileiros…então nos indicaram os postos Axion e Puma, nota 10!
Seguimos a estrada rumo Paso de Los Libres, nossa primeira pernoite programada…. é claro que não deu certo rsss.
Paramos na cidade de San Vicente para abastecer no posto Shell e fomos procurar os kioscos, lojas de conveniência que costumam pagar Western Union. Bem próximo havia uma, o dono muito receptivo, mas não sabia operar o sistema. Conseguiu contato com um amigo para ajudar. Nos levou de carro até lá, onde fizemos a parte do sistema (ele não tinha dinheiro) e voltamos para o primeiro para pegar os pesos… Haja notas, já que o câmbio era de 1 real X 59 pesos… e só notas trocadas…
Pelo atraso gerado, ao pararmos para abastecer em Santo Tomé, decidimos ficar em um hotel da cidade (Condado Hotel & Casino). Hotel muito bom, pagamos 13 mil pesos a diária por casal.
Jantamos em um bar em frente ao hotel, apenas tira gostos, empanadas argentinas de carne e cierdo, e algumas cervejas. Nesse primeiro dia percebemos que comida e bebida seriam muito em conta.
Rota: RN (ruta naccional) 14, passando por San vicente e Oberá, depois RN 1, sentido Apósteles e RP (ruta provincial) 94 até Santo Tomé.
Aproximadamente 436km.
Despesas do dia: 23.252,15 – aprox. 394 reais
gasolina: 7.252,15 – valor médio 177,62– litros – 45,34 – consumo médio: 21,3 km/l
lanches: 2.120,00
hotel: 13.000,00
jantar: 3.000,00