DTC B2161, B2163, B2164, B2223
DIAGNÓSTICO DA LÂMPADA DO FREIO
O BCM controla as entradas baseadas no desligamento da lâmpada do freio dos interruptores dianteiros e traseiros da lâmpada do freio. O interruptor da lâmpada do freio dianteiro é um interruptor mecânico.
Quando a alavanca de freio dianteiro é acionada, a alavanca pressiona um interruptor mecânico e fecha os contatos no interruptor. O interruptor dianteiro da lâmpada do freio é parte do RHCM. Quando o interruptor for pressionado, o RHCM manda uma mensagem para o BCM no barramento CAN e o BCM fornece alimentação para a lâmpada do freio.
O interruptor da lâmpada do freio traseiro é um interruptor de pressão. Quando o freio traseiro é acionado, gera pressão no fluido de freio. Esta pressão no fluido causa o fechamento dos contatos para o interruptor da lâmpada do freio traseiro. O BCM fornece alimentação para o interruptor da lâmpada do freio traseira. Quando o interruptor da lâmpada traseira do freio for fechado, este aterra o circuito do BCM. Este sinaliza ao BCM para fornecer alimentação para o interruptor da lâmpada do freio.
Alguns modelos não têm lâmpada central do freio. Ao invés disso, os piscas são usados para as funções de luz de freio, pisca e lâmpada traseira. Se os DTCs B2161, B2163, B2164 forem gerados em um modelo sem lâmpada central do freio é porque o veículo está mal configurado.
Condições para definição
O circuito da lâmpada do freio precisa ser ativado para definir DTCs. Acione os freios dianteiros e traseiros para ter certeza de que os DTCs das lâmpadas dos freios não retornam.
• DTC B2161 será definido quando o circuito da lâmpada do freio puxar uma corrente menor do que 120 mA.
• DTC B2164 será definido quando o circuito da lâmpada do freio puxar uma corrente maior do que 4 A.
• DTC B2223 é disparado quando o circuito de entrada do interruptor do freio é aterrado por 120 segundos e a velocidade do veículo fica acima de 72 km/h (45 mi/h).
O interruptor do freio está normalmente aberto e fornece um caminho para o terra quando fechado. Para que possa definir um código do interruptor do freio em curto, o veículo precisa estar sendo operado acima de 48 km/h (30 mi/h) por pelo
menos dois minutos. DTC B2161 será definido quando todas as cargas no circuito estiverem inoperantes.
POSSÍVEIS CAUSAS
A lâmpada traseira acessória está sobrecarregando o circuito
Fusível queimado
Circuito de alimentação para o interruptor aberto
Circuito terra aberto
Circuito da lâmpada do freio aberto
Curto com a tensão no circuito de saída da lâmpada do freio
Curto no circuito de alimentação da lâmpada de freio com o terra
Mau funcionamento da lâmpada do freio
Mau funcionamento do RHCM
Mau funcionamento do interruptor do freio