DTC P0117, P0118

DIAGNÓSTICO DO SENSOR ET
O ECM fornece e monitora um sinal de tensão do terminal para um dos lados do sensor ET.
O outro lado do sensor ET é conectado a um terra comum do sensor. O terra também se conecta ao terminal 7 do ECM.
O sensor ET é um dispositivo termistor. A uma temperatura específica, ele apresenta uma resistência específica em seus terminais. À medida que essa resistência varia, o mesmo ocorre com a tensão no terminal do ECM.
• A temperaturas altas, a resistência do sensor é muito baixa. Isto reduz a tensão do sinal no ECM terminal.
• A baixas temperaturas, a resistência é muito alta. Isto faz com que a tensão aumente até um valor próximo de 5 V.
O ECM monitora essa tensão para compensar as várias condições operacionais.

Dicas de diagnóstico
Quando o motor começa a funcionar, a temperatura deverá aumentar constantemente até chegar ao seu valor normal de trabalho.
Uma intermitência pode ser causada por uma conexão defeituosa, isolamento do fio raspado ou um fio aberto dentro do isolamento.
Verifique as seguintes condições:
• Conexão defeituosa: Inspecione se há terminais retraídos, união incorreta, travas inoperantes, terminais formados incorretamente ou danificados, conexão terminal-
fio defeituosa e chicote de fios danificado nos conectores do chicote de fios do ECM.
• Execute DIAGNÓSTICOS E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, Teste de firmeza para localizar as intermitências: Se as conexões e o chicote de fios estiverem OK, use um multímetro para verificar a leitura da temperatura do motor enquanto move os conectores e o chicote de fios relacionados. Se a falha for provocada, o monitor de temperatura do motor mudará.
• Valor de resistência de sensor deslocado: Meça as temperaturas dos sensores ET e IAT com um motor frio.
As temperaturas do sensor devem estar entre 5,6 °C (10 °F) uma da outra. Se os dois sensores não estiverem dentro da faixa especificada, substitua o sensor impreciso.
POSSÍVEIS CAUSAS
Mau funcionamento do sensor ET
Curto com o terra no circuito de referência de 5 V
Abertura ou curto com a tensão no circuito de referência de 5 V

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