DTC P0120, P0122, P0123, P0220, P0222, P0223
DIAGNÓSTICO DO TCA
Um TPS duplo é integrado no TCA, montado no módulo de indução.
Dentro do TCA, um conjunto de potenciômetros é designado como TPS (sensor de posição da borboleta do corpo de injeção). O ECM aciona o motor no TCA para abrir e fechar a borboleta do corpo de injeção com base nos sinais do sensor de giro da manopla. O TPS envia sinais de volta para o ECM com base na posição da borboleta do corpo de injeção para verificar seu movimento.
O ECM fornece um sinal de 5,0 V. Os sinais são enviados de volta e variam a tensão de acordo com a posição real da borboleta do corpo de injeção.
Os dois sensores de TP funcionam opostos um ao outro.
Quando um sensor detecta tensão alta, o outro detecta tensão baixa. A soma dos sinais do TPS-1 e TPS-2 deve medir cerca de 5,0 V.
Os sensores TGS, JSS, TCA e VSS se conectam à mesma linha de referência (referência de 5 V). Se a linha de referência entrar em curto com o terra ou se abrir, vários códigos serão definidos (DTC P0122, P0123, P0502, P0503, P1501, P1502, P2101, P2102, P2103, 2122, 2123, P2127, P2128). Comece com o código de problema com o DTC de mais alta prioridade.
Verifique as seguintes condições:
• Conexão defeituosa: Inspecione se há terminais retraídos, união incorreta, travas inoperantes, terminais formados incorretamente ou danificados, conexão terminal-
fio defeituosa e chicote de fios danificado nos conectores do chicote de fios do ECM.
• Execute DIAGNÓSTICOS E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, Teste de firmeza para localizar as intermitências: Se as conexões e o chicote de fios estiverem OK, monitore a tensão do TPS usando um multímetro enquanto move os conectores e o chicote de fios relacionados. Se a falha for provocada, a tensão do TPS mudará.
• Uma intermitência pode ser causada por uma conexão defeituosa, isolamento do fio raspado ou um fio aberto dentro do isolamento.
Dicas de diagnóstico
Um sensor com falha pode afetar negativamente a tensão do sinal dos outros sensores compartilhando a mesma referência de 5 V. Se a fiação for aprovada nos seguintes testes, desconecte um sensor por vez na referência de 5 V e verifique se o DTC ainda está presente. DTCs adicionais serão definidos à medida que cada sensor for desconectado. Apague os DTCs depois deste teste. Certifique-se de executar este teste antes de substituir um componente.
POSSÍVEIS CAUSAS
Abertura no circuito de alimentação do sensor
Abertura no circuito de terra do sensor
Abertura no circuito do TPS-1
Abertura no circuito do TPS-2
Circuito de alimentação do sensor em curto com a tensão
Circuito do TPS-1 em curto com a tensão
Circuito do TPS-1 em curto com o terra
Circuito do TPS-2 em curto com a tensão
Circuito do TPS-2 em curto com o terra