DTC P1691, P1692, P1693, P1694

DIAGNÓSTICO DO VENTILADOR DE REFRIGERAÇÃO
O ECM fornece o circuito de terra para o relé de refrigeração, que liga o relé de refrigeração. O relé de refrigeração então fornece tensão da bateria aos componentes
do sistema de refrigeração, ventilador de refrigeração esquerdo, ventilador de refrigeração direito e bombas de refrigeração.
O sistema de refrigeração usa um termistor para monitorar a temperatura do líquido de refrigeração. A uma temperatura específica, ele apresenta uma resistência específica em seus terminais. À medida que essa resistência varia, o mesmo ocorre com a tensão no terminal do ECM.
• A temperaturas altas, a resistência do sensor é muito baixa. Isto reduz a tensão do sinal no ECM terminal.
• A baixas temperaturas, a resistência é muito alta. Isso permite que a tensão aumente. O ECM monitora essa tensão para compensar as várias condições operacionais.
Quando o ECT atingir 105 °C (221 °F), o ECM fornecerá terra para os ventiladores de refrigeração, fazendo com que eles girem.

Dicas de diagnóstico
Quando o motor é ligado e o termostato se abre, a temperatura deve aumentar constantemente até a temperatura de operação.
Uma intermitência pode ser causada por uma conexão defeituosa, isolamento do fio raspado ou um fio aberto dentro do isolamento. Verifique as seguintes condições:
• Conexão defeituosa: Inspecione se há terminais retraídos, união incorreta, travas inoperantes, terminais formados incorretamente ou danificados, conexão terminal-
fio defeituosa e chicote de fios danificado nos conectores do chicote de fios do ECM.
• Execute DIAGNÓSTICOS E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, Teste de firmeza para localizar as intermitências: Se as conexões e o chicote de fios estiverem em boas condições, use um multímetro para verificar.
O sistema de refrigeração é projetado para um teste operacional através do ECM. Os passos a seguir farão com que o ECM ative os ventiladores e a bomba para verificar o funcionamento do sistema.

  1. LIGUE a ignição. Não ligue o motor.
  2. Mantenha o acelerador na posição máxima.
  3. Após alguns segundos a bomba de refrigeração e os ventiladores se ligarão.
    Isso verificará se algum componente não está funcionando.

POSSÍVEIS CAUSAS
Mau funcionamento do ventilador de refrigeração esquerdo/direito
Abertura no circuito de controle do ventilador de refrigeração esquerdo/direito
Curto com o terra no circuito de controle do ventilador de refrigeração esquerdo/direito
Curto com a tensão no circuito de controle do ventilador de refrigeração esquerdo/direito
Defeito no ventilador de refrigeração esquerdo/direito
Curto com o terra no circuito de controle do ventilador de refrigeração direito
Abertura no circuito de alimentação do relé de refrigeração

Voltar ao topo