DTC U0001, U0002, U0011, B2274

AUTODIAGNÓSTICO DO ODÔMETRO

AUTODIAGNÓSTICO DO ODÔMETRO
A comunicação CAN usa um conjunto de fios em um par torcido. Esses dois fios são designados circuito do CAN baixo e circuito do CAN alto. Os dois circuitos são conectados ao ECM, ao BCM, aos instrumentos, aos dois módulos de controle manual e à ECU do ABS (se equipado). O ECM e o módulo de controle direito contêm resistores de terminação de 120 ohm. A resistência típica entre os dois circuitos é de aproximadamente 60 ohm.
• DTC U0001 indica que há uma falha nos circuitos de barramento CAN. Este código pode ser definido pelo ECM, BCM, instrumentos e ECU do ABS (se equipado). Esse código é geralmente acompanhado por outros códigos “U”, uma vez que causa a perda de comunicação entre os módulos no barramento CAN.
• DTC U0011 indica que os circuitos baixo e alto do CAN estão em curto-circuito. Esta falha pode ser acompanhada por outros códigos “U” e pode fazer com que o monitor do odômetro não funcione.
• DTC B2274 indica que há uma falha com o fusível da bateria ou no fio vermelho/laranja (R/O).
Dicas de diagnóstico
O velocímetro não tem uma entrada da ignição. Ao invés disso, ele recebe uma mensagem no barramento CAN, indicando que a ignição (IGN) está ligada (ON). O interruptor de reinicialização do odômetro parcial também é uma comunicação do CAN com o velocímetro. Dessa forma, os erros de barramento CAN podem fazer com que o autodiagnóstico do odômetro fiquem completamente inoperantes ou funcionem apenas parcialmente. A iluminação de fundo do velocímetro poderá não funcionar com os interruptores de controle manual e os indicadores. O odômetro pode mostrar “BUS Err” nesta condição, antes de se tornar inoperante.
NOTA
Ao medir resistência elétrica (ohms), compense a resistência do cabo ohmímetro antes de fazer a medição. Selecione a posição ohms e toque uma ponta de prova na outra. Para zerar o mostrador ou descontar manualmente a resistência do cabo de teste do valor medido no circuito, consulte o Manual do usuário do multímetro.
Sempre comece com DIAGNÓSTICO INICIAL (1. Teste o fusível, 2. Teste de DTC atual, 3. Teste de funcionamento do odômetro, 4. Teste do odômetro inoperante, 5. Teste de corrente da bateria, 6. Teste do motor de partida, 7. Teste do LHCM (módulo do controle manual esquerdo) antes de prosseguir com este teste.
O BCM fornece alimentação de energia a diversos sistemas do veículo. Ao testar quanto a um curto com a tensão, execute todos os testes antes de desconectar o BCM para evitar o desligamento de sistemas no veículo. Se o curto com a tensão desaparecer quando o BCM estiver desconectado, teste quanto à continuidade entre o circuito em questão e os terminais do BCM para verificar se o circuito sendo testado não está em curto com um desses circuitos. Se
existir continuidade, repare o curto com o circuito em vez de substituir o BCM.

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