DTC U1306, U1307, U1308, U13010, U1313, U1317
Existem dois barramentos de dados. O primeiro é o barramento J1850, que utiliza um protocolo serial para a comunicação entre o rádio e o ECM, o TSSM e os instrumentos. O segundo barramento de dados é o barramento de infoentretenimento, que usa um protocolo CAN para fazer a comunicação entre o rádio e os outros acessórios do rádio. O rádio captura qualquer erro encontrado nos dois barramentos de dados e os armazena como DTCs.
Perda de dados seriais: DTC U1016
Os dados seriais do J1850 oferecem um meio para que o ECM, TSM ou TSSM e o velocímetro comuniquem seu status atual. Quando todos os parâmetros de operação no barramento de dados seriais estiverem dentro das especificações, os componentes trocarão mensagens sobre suas condições de “saúde”.
O DTC U1016 indica que o ECM não consegue enviar essa mensagem de condição.
Liga e morre: DTC U1300, U1301
A faixa de tensão típica do barramento de dados vai de 0 (inativo) a 7 V (ativo). Devido ao pulso curto, as tensões serão muito menores em um multímetro. De modo análogo, um multímetro lendo dados seriais mostrará tensão contínua quando ativo, geralmente entre 0,6 a 0,8 V. A faixa para operações aceitáveis é maior que 0 e menor que 7 V.
Dicas de diagnóstico
• Se os dados seriais estiverem em curto, esses códigos dispararão automaticamente a luz de verificação do motor.
• Os DTCs P1009 e P1010 podem acompanhar os DTCs U1300 e U1301.
• Se o terra do rádio e o terra da antena estiverem abertos, pode ocorrer uma falha do BARRAMENTO serial de dados fazendo com que o veículo ligue e morra.
• O fusível do amplificador é um fusível em linha para todas as instalações de acessórios e é montado no bloco de fusíveis.
POSSÍVEIS CAUSAS
Defeito do VSS
Barramento serial em curto com o terra
Módulo em curto com o terra ou com a tensão