CasalSS – Expedição Ushuaia – 17-18-19 – 2022-11-18 a 20 – Rio Mayo para Gobernador Gregores

dia 18/11: Saímos de Rio Mayo em torno das 09:00.
Na saída do hotel, fomos entrevistados pela rádio  local, eles queriam saber de onde éramos, o que achávamos da Argentina, de viagens de moto etc.
😵😵Droga! Esquecemos de perguntar o nome da rádio rsss.

Trecho de estrada maravilhoso – frio muito frio🥶🥶 muito frio. Logo no início o vento aumentou e começamos a andar de lado (moto tombada). Em seguida vimos nosso bichinho tão esperado: o Guanaco. Foi nossa primeira vez (os três juntos) que vimos um guanaco … foi uma gritaria só: olha o guanaco, olha o guanaco kkkk.
Existem sim muitos guanacos na estrada. mas ao contrário do que falam os youtubers, eles se afastam dos carros, normalmente fogem para trás deles. Somente um cruzou nossa frente, mas é porque ele não tinha saída atrás dele.

Os Guanacos

Depois de muito vento e reta…. Chegamos para abastecer na cidade de Perito Moreno. Posto YPF ruim. Vazio.  Nada lá pra se comer. Só combustível para as motos.
Podiam melhorar as entradas dos postos. Todas as entradas (e saídas) dos postos são de rípio. Imagina você a 100 km/h, deixando a estrada para entrar no posto, que são bem recuados, e sempre dá de cara com o rípio, todo irregular, é claro.
Depois dessa parada em Perito Moreno, até Gobernador Gregores são 356 km… 
Continuando….
Depois de muita reta e vento…
…Chegamos em Bajos Caracoles! Aquele lugar que sempre viamos nos vídeos! Foi uma sensação de alegria incrível. Primeiro, porque tinha combustível, rsss.
O lugar Pitoresco, tinha bar, restaurante e um hostel. O serviço era lento. As pessoas eram muito educadas. Parada bastante necessária principalmente por ser o único local para abastecer nesse trecho.  
A estrada muito bem sinalizada, tinha muitas placas indicando Baques  (buracos em espanhol)!
Chegando em Gobernador Gregores, fomos direto para a Hosteria Restaurante Lago Cardiel, foi daí que descobrimos que teria um festival folclórico na cidade, abrangendo as regiões da patagônia e que não havia quartos disponíveis.
Vimos no caminho o Hotel Parador Ruta 40 e o Hotel and Restaurant – Cañadon Leon. Nem procuramos cabañas.. Ficamos no hotel Cañadon Léon. Pagamos 11.000 pesos o quarto de casal, muito bom, bem espaçoso, com banheira. 

Logo na chegada Gerson chamou a atenção para o pneu da Heritage da Sandra… apesar de novo, menos de 10 mil km, deu aro…os das outras motos, mesma marca não tiveram problemas. Muito estranho, já que calibrávamos os pneus todos os dias e a forma de pilotar é a mesma… na faixa de 100 km/h, sem stress… Provável problema de fabricação.
Mas daí que veio o problema… onde achar pneu de Harley?? Lógico que na pequena cidade de Gobernador não teria, procuramos oficina para ver possibilidade de pneus de carro, mas aro 16 não tinha.
Ligamos para Punta Arena (Chile) e Harley Buenos Aires, nada de pneu… A solução foi acionar seguro e chamar reboque para levar a moto para uma cidade maior, escolhemos Río Gallegos, por ser capital da província de Santa Cruz.. mas… outro problema!

Sabíamos que dia 20/11 era feriado nacional, por isso tínhamos planejado fazer os 73 malditos no dia 19/11… Mas o Governo Argentino ou da Patagônia decretou feriado prolongado até 2a. feira, dia 21/11. Então não havia reboque (😲 imagina, reboque não funciona aos feriados… não quebre em feriados por lá hahaha).
Ficamos no hotel essa tarde e noite, as meninas tomando cerveja, Gerson descansando e eu, horas falando com a seguradora (outro parto, porque o número de contato 0800 no Brasil não atendia serviços internacionais). Nosso corretor conseguiu o contato direto dos atendentes e eles entraram em contato conosco…
Jantamos no próprio hotel, pagando 2.800 pesos por pessoa, à lá carte.


Dia 19/11 (sábado): parados em Governador Gregores – Tínhamos que ficar até a segunda feira esperando o guincho chegar para levar a heritage até Rio Gallegos para trocar o pneu. Acordamos tarde, tomamos café sem pressa.
Saímos para explorar os pontos turísticos da cidade já que não tinha mais nada de interessante por perto. 
Fomos de carro  por  60km de asfalto até chegar no início dos 73 Malditos (ripio), mas acabamos parando no Memorial aos mortos ….
Almoçamos no restaurante PARRILLA ROTISERIA PUNTO CRIOLLO, comida simples, comemos uma chuleta, cerveja Patagônia, total da conta: R$76,00 o casal. 
Experimentamos uma bebida bem conhecida dos Argentinos: Fernet Blanca, tipo um destilado onde eles misturam Coca Cola: ruim pra caramba. 😂Lembra Campari.
Paramos no meio da estrada, uma reta de sumir de vista para os dois lados pra tirar fotos, inaugurar o drone, dançar Danúbio Azul (foi sensacional) no meio do estradão vazio, pular os 4 para fotos e filmes.

73 malditos

Muitas risadas e diversão. Parecíamos adolescentes😍. Retornamos e fomos a um “mirante” que achamos ser o Mirante Cerro. Um lugar isolado, com uma vista sem graça de uma pacata cidade interiorana.

Aproveitamos o final de tarde para trocar o óleo das motos. Detalhe, o mecânico não sabia nem onde ficava o bujão do óleo do motor da harley.

Valsa – na RN 40

À noite, eu e Santi fomos passear pela cidade. No ginásio, na praça da cidade, ocorria o tal festival folclórico. Fomos assistir! Desde crianças e adolescentes até jovens, cantando e dançando o folclore da Argentina e Patagônia e valorizando muito as Malvinas. Valeu a pena!

festival Folclórico

20/11/22 – Expedição Ushuaia – Domingando em Gobernador Gregores – dia lindo. Saímos para o café as 09:30….
Íamos conhecer o Lago Cardiel, a entrada fica um pouco antes de chegar nos 73km malditos, mas seriam 40 km de ripio ruim e preferimos não judiar do Duster.  Aproveitamos para tirar nossas fotos no início dos 73 malditos 😃

Cansados de rodar, paramos para comer algo no Hosteria Y Restaurant Largo Cardiel. Comemos almôndegas com purê e papas fritas (3 cocas: 2.800 pesos).

No final da tarde encontramos um casal, Casagrande e Silvana, amigos de Santi, que trabalharam juntos em Brasília… mundão pequeno esse; eles quase que dormiram no carro no posto de gasolina, por causa da falta de hospedagem… a funcionária do posto que conseguiu o último quarto da pousada que estávamos para eles.

Nesse meio tempo, conseguimos o contato de oficina em Rio Gallegos, por intermédio do pessoal dos “Brasileiros em Ushuaia” (super indicamos) esta excelente empresa de turismo em Ushuaia e El Calafate, que nos ajudaram e muito.
O dono da oficina (Ride motos), se prontificou a abrir na 2a. feira, pleno feriado, para receber a moto e assim agilizar nosso lado na troca do pneu.

…mais problemas em lá em Rio Gallegos… a saga do pneu continuará!!

gastos:
Hotel: 3.300,00 pesos – 3 diárias
jantar: 2 de 2.900,00 pesos = 5.800,00
almoço: 4.500,00 + 2.800,00 = 7.300,00

abastecimentos
CIDADE: Perito Moreno 
Valor gasolina:  162,60 pesos   / 122    KM
RKP: 1.354,00 pesos – 8,33 litros 
HERITAGE: 1.062,00 pesos – 6,53 litros 
média: 16,41

CIDADE:  BAJOS CARACOLES 
Valor gasolina:  180,00 pesos       /      135    KM
RKP: 1.170,00 pesos – 6,5 litros 
HERITAGE: 1.130,00 – 5,69 litros 
média: 22,14

CIDADE: Gobernador Gregores 
Valor gasolina:   162,60   – 234    KM
RKP: 1.900,09 – 11,07 litros 
HERITAGE 1.899,91 pesos 11,03 litros 
média: 21,18
Total: 24.916 pesos, aproximadamente 415,27 reais para casal em 3 dias (câmbio nov/22 cerca de 60,00)

estradas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo