CasalSS – Salvador – Curitiba – Final de Ano 2021/2022

19/12/2021 a 31/12/2021

…..narrada por Sandra…

Fizemos a viagem Salvador – Curitiba novamente pela “centro-oeste”, pernoitando em Montes Claros/MG.
Saímos dia 19/1/2021 às 04:45 rumo a Milagres pela BR116, muita neblina entre os dois pedágios, de Simões Filho a Amélia Rodrigues, como habitual nessa região.
Antes de Feira de Santana pegamos a via contorno para alcançar a BR116, sentido Sul. Estrada boa e duplicada até Santo Estevão; Em Milagres, como tem sido costume, peguei a direção…. Assim que passamos o pedágio, entramos à direita na BA 026, sentido Maracás rumo a Guanambi.
A Ba 026 estava toda, terrivelmente esburacada até chegar em Contendas de Sincorá. Seguimos até Brumado e pegamos a BR 030, passamos por Caetité e chegamos a Guanambi, nesse trecho a estrada estava muito boa. Como sempre no entorno de Guanambi fiz meu filminho ao passarmos nas turbinas eólicas (adoro)…
Depois pegamos a BR 122 que continuou boa até a divisa com Minas. A partir de Espinosa (MG), primeira cidade mineira saindo das terras baianas, a estrada ficou muito esburacada até chegar na BR 251… até Montes Claros, muito caminhão e asfalto liso como sempre, mas por sorte o trecho é muito curto. Chegamos por volta de 19H ao hotel Ibis que fica ligado ao Shopping Montes Claros, gostamos muito de ficar lá.

No dia seguinte pegamos a BR 365 sentido Araxá. Quase na entrada de Pirapora, do lado esquerdo, paramos na Casa da Uva para comprar uva e tomar um cafezinho, local arrumadinho para tomar um café e ir ao banheiro que está sempre limpo. De Montes Claros à Pirapora, pegamos trecho com muito chuva, muitos caminhões atrapalhando também. Depois de Buritizeiro começou a buracada no asfalto novamente, pelo menos não estava chovendo mais. De repente, transito todo parado…. Acidente com morte…. Tinha uma estradinha barrenta paralela do lado direito e adivinhe? Lá fomos nós tentar o atalho porque vimos um ônibus passando ali…. Resultado: alguns “cagaços”, buracos, barro vermelho….voltamos pois falaram que ninguém passava mais à frente…. pelo menos ganhamos um pequeno trecho ‘a frente de vários caminhões, pois na altura do acidente a polícia liberou a passagem…. Só uma aventurazinha para não perder o costume e atrasar nossa chegada. A previsão que era para as 20:20 passou 20:30.
Detalhe do acidente na estrada: dois carros acidentados: um totalmente moído. Não conseguimos entender um acidente assim: uma reta gigante, asfalto bom, lisinho, sem buracos….vá saber o que se passou….
A partir desse acidente até Patos de Minas (+ ou – 100km), estrada ótima. Movimento normal de carros e caminhões).  Seguimos pela BR 146 sentido Araxá passando pela Serra do Salitre, bem bacaninha para rodar de moto! Saindo de Araxá (MG) fomos para Franca (SP), pela MG 428, passamos por uma estrada arborizada maravilhosa, logo comentamos que de moto lá seria show!
A partir de Rifaina, entramos em em terras paulistanas (SP 334) e como não podia ser diferente, a tão esperada pista dupla… Por conta do atraso, chegamos em Campinas em torno das 21:45.

🥰

22/12/2021
Na ida para Curitiba, fomos pela SP 075 para Sorocaba, claro que teve a paradinha básica na Padaria Real do Alto da Boa Vista para comermos a maravilhosa coxinha de frango. Depois, pegamos a Raposo Tavares, para chegarmos a Capão Bonito, mesmo sem moto, deu vontade de cruzarmos o Rastro da Serpente…. e lá fomos nós…  detalhe: Novo Portal bem legal em Apiaí para tirar fotos com as motos.
Passamos Ribeira, última cidade de SP e alcançamos a divisa SP/PR em Adrianópolis, primeira cidade do PR. Seguimos pela BR 476, faltando 162 km para Curitiba.
Nessa região o waze ficou doido, se não conhecêssemos o trajeto teríamos entrado em furada umas 2 vezes…comprovamos mais uma vez que ir de carro pelo Rastro da Serpente é uma bosta, tediosa kkkkk…. o melhor é ir de moto mesmo!

A volta foi corrida, saímos de Curitiba dia 28/12/2021, em torno das 11:00, e queríamos chegar em casa dia 30/12/2021… queríamos rsss.
Pegamos a BR 116 até a SP079, para passar por Juquiá (SP) e Tapiraí (SP), pela Serra Cabeça da Anta… trecho estava “beeem” (sic) esburacado.
No dia seguinte saímos de Campinas as 04:30, pegamos a Fernão Dias, viagem tranquila até Curvelo, pista dupla…. Chegamos em Montes Claros as 16:20, rendeu bem a viagem.
Deixamos Montes Claros as 07:15, na BR 251 procuramos a entrada para pegar a BR 122 (MG 122) sentido Caetité mas a entrada estava interditada, sem aviso algum. O jeito foi retornar na estrada mesmo. De Montes Claros até Janaúba (130km) estava terrível de buracos. De Janaúba até Porteirinha estava pior ainda kkk. Deu ruim, caímos num buraco em Porteirinha. Fez um calombo no pneu. De Porteirinha até Monte Azul situação caótica . De Monte a Azul a Espinosa situação não estava tão critica, a estrada estava bem melhor.
E quem diria: já na Bahia, a estrada melhorou, mas muitos buracos chegando à Urandi e em Pindaí. De Guanambi até Brumado tudo tranquilo, mas na saída de Brumado, saindo da BR030 e pegando a BA 026 em Sussuarana, muitos buracos, não deu outra: o pneu murchou total. Colocamos o estepe e paramos no próximo borracheiro que falou que não tinha solução pro pneu.
Resultado: cerca de 540 km pra Lauro de Freitas com estepe limitado a 80 km/h…. faltando 360 km, são 17:51, quase escurecendo…. íamos dormir em Milagres, mas ligamos no Hotel Elite e a diária de 300 reais desanimou. Decidimos dormir em Maracás… pense numa cidade gelada… Bom hotel (Pousada Menina Bonita) boa comida e metade do preço.
Como não conseguimos achar pneu para trocar em Maracás e Jaguaquara…, acabou que chegamos em casa dia 31/12, por volta de 16 horas. Olha, andar numa BR a 80 km/h não foi fácil não…