CasalSS – Expedição Ushuaia – 24 a 27 – 2022-11-25 a 27 – Ushuaia

DIA 24 – EXPEDIÇÃO USHUAIA – 25/11/22 – em Ushuaia tomamos Café na Cafeteria Tante Sara Café…foi difícil escoher pq queriamos comer logo rsss.
Depois saímos para o Parque Lapataia. Tempo chuvoso, garoa…. Chegando na porta, minha amiga Bel e eu vimos que não levamos os adesivos das Harleyras de Salvador e Bel não levou os passaportes deles para o famoso carimbo. Voltamos para o apartamento. Fizemos muito charme dizendo para os maridos: não precisa voltar, não precisa voltar….voltamos…. Pegamos os itens faltantes e retornamos ao Parque.
O dia abriu 🌞. Foi maravilhoso! As paisagens! Tudooooo!
Santi e eu abusamos, tiramos as botas e entramos no lago…. Meooooo Deus! De doer os ossos de tão gelado 🥶!!

Passeamos bastante pelo parque, admirando as paisagens. Andamos, andamos, não conseguimos andar na passarela de madeira até o final, pois estava em reforma.
Mas!!! Carimbamos nossos passaportes no Correo del Fin del Mundo!!😍🛂 Ehhhhh sonho realizado com sucesso!!!!

Voltamos para a cidade e tentamos achar uma WU. Mas tudo fechado.. horários não conferiam com o divulgado no app da Western Union.
Fomos para o Carrefour (super pequeno mas com muitas ofertas) comprar coisitas para comer e beber…. Muchos vinos, supuesto. Deixamos as coisas em casa e saímos para jantar ….. em torno de 19:15.

Fomos primeiro ao Encontro Internacional de Motociclistas. Estávamos cheios de expectativa por esse encontro…..imaginando que teriam muiiiitos e muitos quiosques de acessórios motociclísticos para nos esbaldarmos…..chegando lá fomos nos informar…..era previsto camiseta do evento, almoço e música … e para o dia seguinte assistir a Copa do Mundo – jogo da Argentina com México. Não nos conquistou, o encontro não tinha nada, apenas jantar mais em conta. Como queríamos conhecer os restaurantes da cidade, caímos fora…. e jantamos no Kuar . Pedimos 4 pratos: 2 ojos de bife, 1 lombo com panceta, um cordero fueguino (deu 19.000 pesos com 2 vinhos e 2 águas glaciares!! na cotação de nov/22 deu cerca de 330 reais no total)

No dia 26/11/22 fizemos um passeio que nos deu uma noção do que chamam de “Fim do Mundo”, pq só o que resta mais ao sul, é o gelo antártico, onde estávamos era o ultimo pedaço de terra antes da Antártida.
Saímos pelo Canal Beagle que é cortado ao centro por uma linha imaginária que divide Argentina e Chile. Navegamos por águas argentinas na Baía Ushuaia e observamos as maravilhosas montanhas e ilhas do lado chileno do canal.
Quando os barcos europeus chegaram à região, avistaram os diversos pontos de fogo, os quais os nativos utilizavam para se aquecer. Por isso o nome Tierra Del Fuego.
Passamos pela Ilha dos Pássaros, lotadinha de aves fueguinas: skúas, albatrozes, gaivotas, cauquenes e patos.
Depois, passamos pela Ilha dos Lobos, onde tem dois tipos de lobo marinho e tbm os cormoranes, que são normalmente confundidos com pinguins.
Navegando um pouco mais além, chegamos ao Farol Les Eclaireurs, onde tinha outras colônias de cormoranes, tanto os imperiais quanto os roqueros.
Durante todo o percurso, o guia nos contou um pouco da história local e também a respeito dos animais e ilhas que avistamos.
Voltamos margeando a costa Argentina, avistando a Playa Larga e o porto
. “fonte: Site brasileiros em Ushuaia

Por esse passeio de barco pagamos 8.000 pesos por casal – Canal de beagle com lobos marinhos e comorones (não são pinguins, parecem mas não são). Contratamos os serviços dos Brasileiros em Uhsuaia. No site deles tem várias opções de passeios.
Durou 2 horas e valeu muito muito a pena, conforme descrito acima. Descemos na ilha Bridge para um breve passeio. No catamarã tem um bar e tudo é pago a parte. Tem meninas tirando fotos e depois quem quiser compra as fotos a parte.
Depois do passeio de barco novamente ficamos atrás de WU e nada de achar para tirarmos dinheiro. Achamos uma loja aberta perto do Brasileiros no Ushuaia – Mundo celular…. Uma quadra antes…. Foi bem rápido o atendimento.
No Carrefour para sacar dinheiro sempre lotado… nesse tinha gente sentada no chão esperando – mais de 20 pessoas . Estava fechado para almoço.
Voltamos para o hotel, fizemos 4 baitas sanduíches com queijo, Parma, salame italiano, colocamos no forno…. Os degustamos com 2 garrafas de vinho Dada.
Bel e Gerson ficaram morgados. Santi e eu saímos de carro, fomos ao shopping comprar patchies de Ushuaia, no mercado comprar água, atum, maionese e pão fatiado para comer na volta rssss
Depois fomos pagar a segunda parcela de nossas 4 diárias do Airbnb aqui de Ushuaia (custou 140 dólares a diária: o total deu 560 dólares (para 4 pessoas).

Dia 27/11/22 – domingo. Dia de acordar tarde, sem hora, tomar café no nosso ap. bem sossegados. Virão nos buscar para o passeio 4×4 em torno das 16:00. Pagamos 54.000 pesos o casal.
Disseram que o passeio era show!

Já imaginou viver uma aventura sobre 4 rodas no fim do mundo? Essa é sua oportunidade!
Começamos o nosso dia vislumbrando as lindas paisagens da Rota 3, vamos visitar o lugar onde foi gravado o filme O Regresso, que deu o Oscar de melhor ator para o Leonardo Dicaprio.
Após isso vamos ao Paso Garibaldi, onde vamos poder observar de um mirador o lago escondido.
Seguimos na rota 3 até chegarmos a uma a estrada de terra, aqui começa a adrenalina, são 40 minutos de pura diversão em terreno irregular, com uma música animada e tendo a oportunidade de ver castores em suas castoreiras.
Vamos conhecer também o lago Fanano, o 3º maior de toda a Argentina.
Saindo do Fagnano, voltamos pela Rota 3 até o nosso Park Austral, lá vamos conhecer uma gintoneria que também é museo de moto.
Depois seguimos para o nosso restaurante, onde vamos ter um prato de frios, com bebidas à vontade. Teremos como prato principal Bife de chorizo + salada para finalizarmos nosso dia com chave de ouro
.” fonte: site Brasileiros em Ushuaia.

Fizemos o passeio, muito legal mesmo! Passamos pela antiga ruta 3 … toda de estrada de terra, cheia de buracos, ainda bem que fizeram a nova nós motociclistas agradecemos.
Paramos no local onde tinha um museu de motos (+ ou – no km 3021 da Rita 3) e antiguidades e estava tendo um encontro de motos por lá.
Paramos a beira do lago Fagnano para tirar fotos, ir ao banheiro (no mato), tomar um vinho acompanhado de tábua de frios.
Um casal de jovens foram conosco no carro… muito simpáticos, Rafaela e Renan, moram em Curitiba.
No trajeto, passamos por pontos estratégicos da Cordilheira dos Andes para conquistarmos uma ampla visão da região, e desfrutar da beleza estonteante de suas paisagens.
Um dos locais de grande interesse é o local de filmagem do filme “O Regresso”, com Leonardo DiCaprio, que entre outros ganhou também o Oscar de melhor fotografia.
Seguimos então para um mirante de tirar o fôlego, com vista para o Vale Cabajal. E em seguida faremos uma parada no famoso Paso Garibaldi, o ponto mais alto da Ruta 3, de onde avistamos os Lagos Escondido e Fagnano, dentre as diversas montanhas que compõem os Andes de Ushuaia.
E então ingressamos na trilha Off Road, cujo percurso tem duração de 40 minutos, com emoção absolutamente garantida!
Adentraremos lindos bosques, tendo oportunidade de conhecer as grandes castoreiras, e em seguida chegamos ao gigante Lago Fagnano. Depois de desfrutar da beleza deste lugar incrível, seguimos até um refúgio no meio do bosque, onde seremos recebidos com uma deliciosa picada argentina de entrada*, enquanto o almoço era preparado para o grupo.
Após muitas fotos e um delicioso almoço/jantar, retornamos para Ushuaia com a certeza de ter vivido uma maravilhosa aventura 4×4. O valor foi de 54.000 pesos por casal. (aproximadamente 900 reais na cotação de nov/22).